jump to navigation

Coimbra – O que fazer? dezembro 28, 2008

Posted by Blog CENA METROPOLITANA in Beiras, Turismo, Turismo Cultural, Turismo Portugal, Viagem.
Tags: , , ,
trackback

Uma sugestão para um roteiro básico:

Passear pelas margens do rio Mondego. Depois seguir pelo calçadão central da cidade Baixa até praça 8 de maio. Entre na Igreja Santa Cruz e em seguida, ao lado, tome um café Santa Cruz ( vale a visita).

Repare nos personagens urbanos que vagueiam pela praça. Vendedores de castanhas, aposentados, entre os outros, que compõem a identidade urbana de Coimbra.

Siga pelas pequenas ruelas da cidade baixa e deixe-se perder na travessas. Observe os nomes curiosos – travessa dos gatos, dos canivetes, das padeiras, etc. Zona de comércio.

Depois volte à praça e retorne pelo calçadão até chegar às escadas da Almedina. Suba. Se tiver tempo visite a Torre. Senão siga às escadas do Quebra Costas até a Sé Velha.

Descanse um pouco e continue a subir pelas ruelas de pedras ( atenção ao sapatos! É muito fácil torcer os pés!) e chegará à Universidade Coimbra. Uma vista linda do rio Mondego. Lá encontrará a Torre do Relógio.

Informe-se aonde fica Biblioteca Central. Nela fica o ponto de turismo que vende os ingressos para visitar a Biblioteca Joanina. Imperdível.  Não esqueça-se da pequenina Capela de São Miguel.

Caminhe mais um pouco pelas ruas à frente da Universidade e verá a estátua de D. Diniz  e as escadas monumentais. À sua direita estão os arcos romanos, abaixo o Jardim Botânico.

Desça e aproveite para descansar um pouco no jardim. Recuperado siga até a Praça da República e o Jardim da Sereia. Retorne  á cidade baixa pela Avenida Sá Bandeira.

É possível fazer tudo à pé.

Não é necessário muito preparo físico. Porém, trata-se de uma longa caminhada. Vá devagarzinho e descansando de tempos em tempos.

Falta ainda visitar o Convento de Santa Clara. Se for possível. Pegue um taxi ( na propria praça da república). É mais rápido e e eficiente.

Dica: anote o número da central de taxis para o retorno.  A descida  do convento  até a cidade é pequena, porém, íngreme.  Para jovens OK!

Bom passeio

Comentários»

1. Restaurante Viana Ilhabela - janeiro 3, 2009

Portugal é o berço da culinária Brasileira. A rusticidade, os temperos, todo o carinho da culinária familiar são muito marcantes.

Foi muito interessante o caminho descrito.

Parabéns pelo Blog!

Henrique
____________
Webmaster
http://www.viana.com.br


Deixe um comentário